O Chianti
Assim como o pão e o azeite de oliva, o vinho é parte da vida na Toscana. E o destaque é Chianti Clássico, um encorpado vinho com notas de framboesa e de cereja negra. Esse tinto combina com caça, pombos, coelhos, patos e massas.
A variedade de temperos também pode conferir uma complexidade interessante aos Chianti, entre notas de mel ao fundo, frutas e flores cristalizadas, até toques balsâmicos, de alcatrão e alcaçuz. Uma festa para paladares mais aguçados.
A Produção
O Chianti é produzido em todo o centro da Toscana. Mas apenas seis províncias locais abrigam vinhedos que têm direito à denominação Chianti DOCG, que significa um vinho com mais de 75% da famosa Sangiovese. Os melhores Chianti Clássico estão entre Gaiole e Castellina, em vinhedos localizados a 500 metros de altitude.
Gallo Nero, o célebre da Toscana
O Gallo Nero usado nos rótulos do Chianti Clássico surgiu no século 15, durante a batalha entre Siena e Florença. Na época, era o símbolo da Liga di Chianti, uma aliança de defesa formada entre Radda, Gaiole e Castellina contra Siena.
Endereços para beber bem
Enoteca Baldi, Panzano – Piazza Bucciarelli, 25
Um bom lugar para degustar vinhos com petiscos e pratos típicos da Toscana.
La Cantinetta Del Chianti, Gaiole – Via F. Ferrucci, 20
Tem uma carta com os vinhos mais finos da região do Chianti: Castello di Ama, Fontodi, Querciabella, Isole e Olena, Castello dei Rampolla, Podere Capaccia, Giorgio Regni.
Enoteca Del Chianti Classico, Panzano – Via G Verrazzano, 8
Vinhos do Chianti e de outros pontos da Toscana. Oferece também um cardápio de comidas, azeites de oliva, vinagres e mel.
Bar-Enoteca Dante Alighieri, Radda – Piazza Dante Alighieri
Típico bar de bairro, com ar amistoso. Possui excelente seleção de vinhos em copo e em garrafas, além de petiscos.
Enoteca Del Gallo Nero, Greve – Piazzetta S. Croce, 8
Provavelmente, a mais consistente enoteca do lugar e a única a oferecer vinhos de todos os produtores do Chianti Clássico, além de outros toscanos finos.
La Cantina di Vagliagli, Vagliagli – Via Del Sergente, 6
Estiloso bar de vinho no centro de um vilarejo. Popular entre os jovens. Ali, compra-se vinho em copo ou em garrafa para acompanhar massas e pizzas.
Bottega Del Vino, Castellina – Via della Rocca, 1
Além de rótulos do Chianti Clássico, a seleção local inclui vinhos como Brunello, Vino Nobile, Vernaccia di San Gimignano e outros supertoscanos.
Castelo di Conceto, Duda – Entre Vale Arno e Greve
Experimente um dos três supertoscanos produzidos ali, ainda que o Chianti Clássico Reserva Il Picchio possa ser melhor. Reserve antes de ir, pois o lugar oferece pratos e petiscos para acompanhar os vinhos.