atoscana

Região

Na região da Toscana, não importa o destino final pois o caminho percorrido entre as cidades já vale a viagem. Os campos conseguem enfeitiçar os visitantes com paisagens que variam entre imponentes montanhas dos Alpi Apuane às suaves colinas de Chianti. Imensas plantações de girassóis, oliveiras e trigo, as vinícolas, a gastronomia e as propriedades rurais que funcionam como hotel tornam fascinante cada pedacinho do lugar. Além das belezas naturais, a arquitetura das cidades italianas revela a cultura e a história de seu povo.

Florença, Siena e San Gimignano

img1 (7)

Florença, o berço do Renascimento, é destino obrigatório para quem aprecia arte. Mas o coração da Toscana pulsa mesmo nas pequenas cidades, parte delas medievais. Um labirinto de ruas e vielas, ao redor da Piazza Del Campo, revela paisagens inesperadas em Siena. O lugar é palco da tradicional competição italiana com raízes na Idade Média: o Palio, uma corrida a cavalo em praça aberta, que acontece nos dias 2 de julho e 16 de agosto. San Gimignano exibe o mesmo estilo austero em sua arquitetura, mas sem rebuscamento.

Radda

Radda é uma síntese da Toscana típica. Situada no Monti Del Chianti, a pequena vila medieval oferece vistas iconográficas do alto das muralhas do forte sobre os vinhedos. No século 15, foi a capital da Lega di Chianti. Ainda hoje, o galo negro, símbolo da liga, é usado nos rótulos do Chianti Clássico. A vila possui também uma loja de produtos finos, a Porciatti, endereço imperdível para montar uma bela cesta de piquenique.

Montepulciano e Montalcino

A cidade de Montepulciano é repleta de palácios renascentistas e produz o famoso Vino Nobile di Montepulciano. Montalcino é cercada pelos vinhedos de onde sai o Bunello, um dos melhores tintos da Itália. Imperdível a degustação da bebida na enoteca instalada numa fortaleza do século 14.

Lucca

Ao norte, Lucca é atração para turistas dispostos a caminhar, pedalar ou simplesmente apreciar a belíssima vista do alto das muralhas maciças dos séculos 16 e 17. No verão, a cidade natal de Giacomo Puccini também é palco de festivais de música.

Collodi e Pisa

Em Collodi está localizado o parque do Pinóquio, que diverte turistas com esculturas dos personagens da clássica história infantil. A vizinha Pisa, com sua célebre torre inclinada, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da Itália.