História, arte e cultura
História
No final da Idade Média, artistas e intelectuais de Florença inspiraram o desenvolvimento cultural da região, com patrocínio de famílias ricas e poderosas que governavam as cidades-Estado.
Na Toscana, lindos palácios e mansões evidenciam essa riqueza. As construções medievais das prefeituras indicam a antiga tradição de autonomia política. Cidades erguidas no topo de colinas e cercadas por muralhas etruscas, se impõem sobre os campos e revelam um pouco da história do lugar. Afinal, os etruscos, que batizaram a Toscana, formaram a primeira civilização importante da Itália.
As cerâmicas, as joias e os afrescos encontrados nos túmulos são a prova de um povo artístico, culto e avançado. Sua origem é um grande mistério. A partir do século 9 espalharam-se pela Itália central e mantiveram um comércio altamente desenvolvido, uma indústria próspera, principalmente na mineração, e uma agricultura com técnicas adiantadas, até a chegada dos romanos. Naquele tempo, eles já produziam e comercializavam vinho. A mais antiga ânfora da bebida encontrada na Itália (600 a.C.) é etrusca.
Arte e cultura
A Toscana abriga alguns dos mais famosos tesouros artísticos da Itália e do mundo ocidental. Segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), 60% dos monumentos culturais da humanidade estão em Florença. Terra da literatura de Dante, Petrarca e Boccaccio e berço da língua italiana moderna. A pintura inclui uma geração de mestres como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael, entre outros nomes.
Na Idade Média, Florença tornou-se uma cidade-Estado independente e centro intelectual da Europa. No século 13, já era um dos pontos mais importantes da Itália, graças ao forte comércio de lã e um poderoso setor bancário.
Nesse cenário de riqueza surgiram os mecenas, oriundos de famílias aristocráticas que financiavam produções artísticas e culturais. Isso acabou atraindo legiões de pintores, escultores e arquitetos de outras partes da Europa, que eternizaram a região com suas obras maravilhosas.